Mitos e verdades sobre a cárie
A cárie é um dos problemas bucais que mais afetam os brasileiros. De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em seu último estudo epidemiológico, 53% ocorre em dentes permanentes, enquanto em crianças, 83,3% dos casos se dá nos dentes decíduos (ou seja, de leite).
Não existe um perfil, ela pode se instalar nos dentes de crianças e adultos, gente com dinheiro ou menos condições financeiras, homens e mulher. Por isso, a cárie é um problema a se preocupar, já que estima-se que em algum momento da vida é possível desenvolvê-la.
O que é a cárie?
A cárie é uma doença causada por bactérias que residem na superfície dos dentes, nas chamadas placas bacterianas. Elas metabolizam o açúcar e o carboidrato ingeridos, produzindo ácidos que vão corroer o esmalte do dente, causando pequenos buraquinhos. Essas cavidades são as cáries.
Manter a rotina de saúde bucal em dia, assim como as visitas regulares ao dentista é o melhor meio de prevenção da doença, evitando-se dor, sensibilidade e até a perda dos dentes.
Alguns dos sintomas mais comuns são: dor de dente, sensibilidade ao ingerir alimentos gelados ou quentes, manchas escuras, mau hálito e buracos. Se notar algum desses sinais, procure um dentista imediatamente.
Cáries: mito ou verdade?
Será que você sabe tudo sobre esse problema bucal? Não dá para confiar em tudo que se lê na internet, por isso separamos algumas informações para você entender mais sobre essa doença. Confira o que é mito e o que é verdade quando o assunto é cárie.
A cárie é apenas um problema de higiene ✕
Mito! O cuidado com a limpeza dos dentes é sim fundamental para se evitar o aparecimento da cárie, porém outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como: genética e alimentação.
O açúcar é o principal vilão para o surgimento da cárie ✓
Verdade! As bactérias presentes nas placas bacterianas se alimentam do açúcar, gerando os ácidos que irão corroer os dentes e formar a cárie.
A cárie é sempre dolorosa ✕
Mito! Nas fases iniciais da doença, o paciente pode não sentir dor. Por isso, é importante estar com as visitas ao dentista em dia, sendo mais possível identificar a cárie antes que ela comece a causar mais problemas.
Escovar os dentes previne o surgimento das cáries ✓
Verdade! A rotina de cuidados higiênicos, desde o fio dental até o uso do enxaguante bucal são importantes aliados na prevenção.
Apenas crianças desenvolvem cárie ✕
Mito! A cárie pode afetar a todos, independente de idade. O uso de alguns medicamentos na vida adulta pode diminuir a produção de saliva, alterando a acidez da boca, que também é outro fator contribuinte para o surgimento da doença.
A cárie é uma doença bacteriana ✓
Verdade! A placa bacteriana é a responsável pela produção de ácidos que irão formar a cárie e seu tratamento envolve anestesia local, remoção da cárie, limpeza e preparação dos dentes e preenchimento dos buracos deixados pela doença, a fim de evitar que se espalhe para outros dentes ou gere problemas maiores.
Beijar passa cárie ✕
Mito! A troca de carinho não transmite cárie, uma vez que ela é causada por bactérias que vivem na boca e produzem ácido a partir da síntese de açúcares e carboidratos. Isso também não é um convite para beijar todo mundo, sem se preocupar com a saúde bucal.
A cárie pode ser tratada ✓
Verdade! Existem procedimentos odontológicos para o tratamento da cárie, como obturações. Ainda sim, a prevenção é o melhor caminho! Não deixe de escovar os dentes, fazer uso do fio dental, se atentar à sua alimentação e ir regularmente ao dentista.
Gostou deste conteúdo? Siga nossas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.