Verdade ou mentira: o siso entorta os dentes?
O dente do siso, ou terceiro molar, popularmente conhecido como dente do juízo, pode começar a surgir a partir dos 18 anos. Sua chegada geralmente é marcada por grande incômodo, já que em muitos casos acaba nem erupcionando e fica alojado dentro da gengiva.
Mas será que o siso entorta os outros dentes?
Sim, pode acontecer. Isso porque como o siso só resolve “nascer” depois que todos os outros dentes estão devidamente formados, muitas vezes acaba não tendo espaço para ele se alojar, causando o desalinhamento, principalmente, nos dentes da frente.
Não necessariamente o entortamento dos dentes esteja ligado ao nascimento dos sisos. Em muitos pacientes, o crescimento da mandíbula é o principal fator que gera o desalinhamento e os sisos acabam agravando a situação, por isso não é um consenso entre todos os dentistas que o siso seja o responsável por “encavalar” os dentes.
Mas não se preocupe, existem tratamentos ortodônticos para cuidar disso para você, caso aconteça. Procure um dentista especializado e realize suas consultas regulares para prevenir ou realizar os procedimentos necessários.
Como identificar que o siso irá nascer?
O aparecimento do siso é marcado por grande incômodo na maioria dos pacientes, já que ele quer todas as atenções para ele durante o seu nascimento.
Os seguintes sintomas devem ser ponto de atenção:
- Inflamação na gengiva
- Dificuldade para mastigar
- Dor localizada
Em alguns casos é comum, também, que a inflamação se transforme em uma infecção na gengiva, ocasionando ainda mais sofrimento para o paciente.
Por isso, é muito importante que se consulte um dentista, pois esses podem ser sintomas de outras doenças bucais.
Além desses sintomas que ajudam a identificar o nascimento do siso, o paciente pode apresentar algum desses problemas:
Cáries e gengivite
Devido à dor localizada que o siso provoca, muitos pacientes acabam sentindo dificuldade para realizar a escovação adequada, por evitar a região dolorida. A má higienização bucal pode contribuir para o surgimento de cáries, que se não tratadas corretamente, acabam passando para outros dentes.
Além disso, se as bactérias da inflamação da gengiva (gengivite) se alojarem na corrente sanguínea, além da dor que o paciente sente no local, a inflamação pode se espalhar pelo organismo.
Por isso, não deixe de consultar um dentista.
Calcificação
A calcificação acontece quando o siso funde a raiz com o dente do osso. Isso dificulta a sua extração, pois também haveria a necessidade de separar os dois tecidos.
Preciso arrancar o siso?
Vale lembrar que nem todo mundo passa pela experiência do nascimento do siso e que também existem casos em que o paciente possui espaço suficiente em sua boca para receber esse dente, portanto seu surgimento não implica em desconfortos.
Porém, é muito importante, como dissemos anteriormente, que se procure o mais breve possível um dentista para avaliar e realizar os tratamentos necessários para eliminar a dor do paciente e evitar problemas periodontais e ortodônticos.
Caso necessário, o dentista irá indicar, sim, a extração do siso.
Gostou deste conteúdo? Se quiser saber mais sobre cuidados com a saúde bucal, também no acompanhe no Facebook e Instagram.