Como saber se eu preciso de aparelho ortodôntico?
Apenas com a avaliação adequada de um dentista qualificado é possível estabelecer um diagnóstico e verificar a necessidade do uso de aparelho ortodôntico. A indicação dos diversos tipos de aparelhos disponíveis é feita após o diagnóstico e planejamento de cada caso.
Não existe limite de idade para o uso do aparelho ortodôntico. Pacientes adultos ou até mesmo idosos podem se beneficiar dos seus efeitos corretivos. Porém o paciente precisa ter uma boa condição óssea para movimentação dos dentes, e uma boa saúde bucal. Vale lembrar que nunca é tarde para a busca por um sorriso saudável e alinhado.
Quais os tipos de má oclusão dentária?
Mordida Profunda ou Sobremordida
É uma alteração na qual os dentes superiores se sobrepõem aos dentes inferiores ao morder. Em alguns casos mais severos, os dentes inferiores podem até tocar o céu da boca. A sobremordida dificulta os movimentos mastigatórios e pode estar associada ao bruxismo (ranger dos dentes).
Mordida Aberta
Acontece quando os dentes superiores e inferiores não se tocam ao morder, ocasionando dificuldades na mastigação e na fala. Normalmente esta condição está associada a certos hábitos, como chupar o dedo e chupeta, ou alterações no padrão muscular da língua.
Mordida Cruzada
Ocorre quando um ou mais dentes da arcada superior se encaixam erroneamente por dentro dos dentes da arcada inferior. Pode estar associada a hábitos de chupar o dedo e chupeta, alterações de crescimento esquelético, respiração bucal, entre outros fatores.
Apinhamento
Ocorre pela falta de espaço, conhecido popularmente como dentes tortos ou encavalados.
Diastema
Ao contrário do apinhamento, é uma situação na qual existe excesso de espaço nas arcadas e os dentes ficam afastados uns dos outros.
Classe II – Assimetria dos Maxilares
Acontece quando observa-se que os dentes superiores se encontram muito à frente dos dentes inferiores. Podendo ser por um crescimento ósseo excessivo da maxila, falta do crescimento da mandíbula ou até mesmo a combinação de ambos. A projeção dos dentes superiores pode ser um fator facilitador para traumatismos dentais com fraturas e até perda dos dentes.
Classe III – Assimetria dos Maxilares
Ao contrário do item anterior a mandíbula (inferior) encontra-se muito a frente da maxila (superior), podendo ser uma condição dental ou óssea.
Se você apresenta algum dos problemas apresentados, pode ser que precise de um tratamento ortodôntico. Mas somente um ortodontista pode avaliar o seu caso e indicar o tipo de aparelho adequado para o tratamento.
Gostou deste post? Então, confira nosso artigo Cuidado com as dicas de saúde bucal que você encontra na internet! e nos siga no facebook e instagram para mais atualizações.
Precisa agendar uma consulta?
Utilize nosso buscador para encontrar um ortodontista mais próximo de você.