Dicas para escovação e conservação de sua escova de dentes
A escova de dentes, deve ser utilizada após todas as refeições, para uma saúde bucal efetiva. Junto com o creme dental e o fio dental, promovem a limpeza e higienização adequada dos dentes. Existem várias opções de escovas dentais e até as elétricas, estas, permitem a utilização de menos força, no momento de escovação, com muito mais conforto, porém a gama de escovas manuais ainda é a mais comum, devido ao baixo custo.
A seguir, alguns erros cometidos, quando se trata de escovação:
Escovar os dentes logo após as refeições
É comum, logo após as refeições muitas pessoas irem direto para a escovação, porém aguardar uns minutos, pode preservar a o esmalte dos dentes! Este tempo é necessário, para que a saliva, possa neutralizar o PH da boca e combater as bactérias ruins, principalmente se ingerirmos alimentos ácidos. A acidez de alguns alimentos, pode ser prejudicial, para o esmalte. Não demore mais que estes 30 minutos, para evitar a ação destes microrganismos, isso pode fazer uma grande diferença.
Escovar com força para limpar mais
Se engana quem acredita que com força, resolve o problema de escovação. Escovando com força, na verdade, você estará agredindo, aos dentes e até mesmo causando uma possível, retração gengival, que é a exposição da raiz, que em certos casos, não tem correção! É muito mais jeito do que força, uma dica, seria utilizar a escova mais macia.
Falta de atenção na escovação
Para uma boa higienização bucal, necessitamos ter muita atenção e se fizermos em paralelo com outras coisas, com toda certeza, não faremos nada direito. Devemos escovar os dentes de preferência no banheiro, em frente ao espelho, e utilizar o fio dental, no mesmo local, raspar a língua, para uma excelente higienização.
Escovar com pressa
Segundo especialistas, o ideal, é escovar em no mínimo dois minutos, com movimentos circulares, na frente, vai e vem, nos fundos, ter pressa só vai atrapalhar sua escovação.
Escovar apenas os dentes mais visíveis
Muitas pessoas, acabam escovando apenas os dentes que mais aparecem, na hora do sorriso, porém se enganam, se acham que estão fazendo a coisa certa. A placa bacteriana, pode se instalar na parte de trás dos dentes e a falta de escovação, pode acarretar em acumulo de outros problemas, como tártaro, chegando até a perda dental.
Usar muita água na hora do enxágue
Algumas pessoas, utilizam copos, para enxague, algumas pessoas pegam apenas um punhado com uma mão, isto é muito comum. Estudos mostram, que as pessoas que enxaguam menos a boca, tem 20% menos cáries. Com a abundância de água no enxágue da escovação, o flúor é removido e todos os mecanismos de limpeza da boca, portanto quanto menos água no enxágue, melhor.
Guardar a escova de dentes em qualquer lugar
Para proteção contra bactérias e fungos, que podem estar em nosso banheiro, devemos sempre secá-las após sua utilização e guardá-la dentro de armários fechados.
Usar por muito tempo a mesma escova
Muitos profissionais, indicam a troca de escovas, a cada três meses de uso, ou assim que as cerdas estiverem gastas.