05 dicas de cuidados após harmonização facial
A harmonização facial é um dos procedimentos estéticos mais procurados no país, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O procedimento tem por objetivo melhorar a simetria e proporção facial e pode ser realizado por dermatologistas, cirurgiões plásticos ou dentistas especializados em harmonização orofacial.
Quem busca esse tratamento, visa melhorar a aparência do rosto e aumentar a autoestima. É comum as pessoas quererem alternativas para modificar ou corrigir algo em sua aparência, a fim de ter mais confiança, mas é importante lembrar que procedimentos estéticos não são uma solução para problemas de auto aceitação. Antes de mais nada, é importante realizar acompanhamento psicológico.
Como é a recuperação da harmonização facial?
Cada paciente é único, por isso os procedimentos utilizados podem variar caso a caso, como a aplicação de ácido hialurônico, toxina botulínica, fios de sustentação, a realização de bichectomia ou até mesmo lipo enzimática de papada.
A escolha, assim como as orientações de recuperação devem ser feitas pelo dentista responsável, para garantir que a harmonização facial tenha êxito e minimizar o inchaço e os hematomas.
Existem alguns cuidados que podem ser tomados no pós tratamento, confira quais são:
01 – Exposição Solar
Não é recomendado que o paciente se exponha ao sol durante os primeiros dias após a aplicação de substâncias subcutâneas, a fim de evitar a formação de manchas ou alguma reação que possa causar alterações na aparência da pele.
Além disso, é preciso fazer uso de protetor solar, mesmo em ambientes internos. Consulte um especialista para saber quais produtos podem ser utilizados sem que afete a sua harmonização facial.
02 – Temperatura
Outro cuidado importante é que o paciente evite situações que possam ter oscilação de temperatura. Por exemplo, banhos muito quentes ou muito frios, secador de cabelo, freezer e até mesmo alimentos que estejam com temperaturas extremas.
03 – Atividades físicas
Durante os primeiros dias de recuperação, o paciente precisa evitar transpirar. Por isso, não é indicado que se pratique atividades físicas ou se submeta a eventos que possam causar o suor.
Para saber quando retornar à rotina sem gerar impacto no tratamento, consulte o seu dentista, dermatologista ou cirurgião plástico.
04 – Massagens faciais
Os movimentos da massagem facial podem fazer com que as substâncias subcutâneas utilizadas para a realização da harmonização facial sejam deslocadas. Por isso, não é recomendado que o paciente realize esse procedimento no mesmo dia em que fizer a aplicação dos preenchimentos da harmonização.
05 – Dermocosméticos
Evite utilizar qualquer dermocosmético ou maquiagem nos primeiros dias. Além de poderem reagir com as substâncias aplicadas no rosto, alguns desses produtos demandam maior esforço para serem removidos, causando irritação na pele.
Gostou das dicas? Acompanhe nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade.