Harmonização facial, fazer ou não fazer, eis a questão
Com a preocupação estética aumentando a cada dia, já é comum homens e mulheres se preocuparem com a aparência, e a harmonização facial é um dos procedimentos mais comentados atualmente.
São inúmeros tratamentos estéticos, algumas vezes cirúrgicos, outros odontológicos. Mas todos partem da filosofia, que para ter um bom aspecto da face, somente a estética do conjunto (dentes, boca, nariz, etc) temos uma perfeita harmonização.
A seguir, saiba mais sobre essa nova conduta estética e quais os benefícios ela proporciona aos pacientes.
O que é?
Consiste na união de tratamentos, estéticos, para melhora da aparência do rosto, levando em consideração, o conjunto da face, e suas diferentes estruturas, como os dentes, a boca, o nariz, etc. Também é conhecida como harmonização orofacial, afinal o tratamento dentário se torna indispensável, para o alcance dos resultados positivos.
É muito comum, os pacientes que se submetem aos procedimentos não ficarem satisfeitos de imediato, pois geralmente os resultados demoram de quinze a trinta dias para estabilizarem. Hematomas e inchaços, são comuns, mas desparecerão ao longo do tempo.
Quando fazer ?
Antes de realizar a harmonização facial, é muito importante se informar sobre o profissional que fará o procedimento. Também é preciso tomar ciência sobre os possíveis riscos que podem ocorrer e qual a técnica será utilizada em sua harmonização. O profissional também precisa analisar se não existe alguma doença ou condição, que possa interferir na técnica escolhida.
Como a harmonização é realizada com objetivos estéticos e indicada para pessoas que querem corrigir algo, que para elas não está normal, é de suma importância, escolher um profissional de saúde certificado, e assim reduzir os riscos de qualquer tipo de contaminação.
Como é o procedimento?
Existem inúmeras técnicas para harmonizar sua face, que já estão no mercado da beleza e que crescem a cada dia, por isso, ser orientada por uma equipe de dermatologistas, cirurgiões plásticos, biomédicos, dentistas, fisioterapeutas, faz toda diferença.
Veja algumas das técnicas mais utilizadas para realização da harmonização:
Preenchimento Facial
Consiste na aplicação de ácido hialurônico, para aumentar volume das maçãs, queixos, lábios, além de nivelar, sulcos, rugas e as temidas olheiras.
Aplicação de Botox (Toxina Botulínica)
Também é uma aplicação com agulhas. Ele eleva ou corrige, sobrancelhas e suaviza as rugas e marcas de expressão. Botox, refere-se a toxina botulínica, provoca relaxamento do músculo, que previne a formação de rugas.
Lifting Facial
Liffiting, facial, é a inserção de fios, de ácido polilático, que puxam os tecidos, promovendo o efeito de lifiting, sem a necessidade de cirurgias.
Microagulhamento
São milhares de micro lesões, capazes de estimular a produção do colágeno, deixando a pele mais firme, suavizando cicatrizes e manchas.
Peeling
Ácidos aplicados na pele para promover a descamação leve, na camada de fora da pele, reduzindo as marcas de expressão, deixando um tom mais uniforme.
Bichectomia
Remoção de pequenas bolsas de gordura nos dois lados do rosto. É um procedimento cirúrgico, que não deixa cicatrizes, pois é feito no lado interno da boca, com um corte de menos de 5mm. Realça as maçãs, e afina o rosto. Os resultados da bichectomia são percebidos após no mínimo um mês da intervenção.
Procedimentos Dentários
A utilização de aparelhos dentários, implantes, clareamentos, são intervenções realizadas na harmonização facial ou orofacial, além dos procedimentos estéticos descritos acima.
Riscos
Apesar de serem baixos os riscos da Harmonização Facial, eles podem ocorrer, com a escolha errada do profissional sem capacitação.
O local de atendimento deve oferecer condições adequadas de higiene, pois a probabilidade do desenvolvimento de infecções, podem ser muito graves, além de possíveis, obstruções do fluxo sanguíneo, e até necrose (morte do tecido), levando a deformação do rosto.
Como os efeitos não são duradouros, as pessoas realizam mais de uma vez o procedimento, o local pode ficar flácido, deixando o músculo, enfraquecido.
Por isso é muito importante se informar muito sobre o profissional e ter sempre referências de pacientes já atendidos. Para conhecer melhor o trabalho e os resultados dos procedimentos.